quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ao nosso redor.

Todos os românticos sonham com o dia em que vão encontrar a pessoa ideal. Acreditamos fielmente que exista no mundo uma pessoa que irá nos completar. E se não encontramos ainda, é porque ambos estão à procura um do outro. Mas e se justamente essa pessoa morar do outro lado do planeta? E se ela conhecer a pessoa errada?
.

Sim, nesse caso estaríamos perdidos. Mas o amor não é tão perfeito e exato como imaginamos. Almas gêmeas não vem prontas e destinam-se a se encontrar. Não podemos estabelecer uma fórmula para isso. Justamente porque não existe fórmula para o amor. E não existem pessoas prontas para e acabadas para nós. Da mesma forma que não estamos nem estaríamos perfeitos para encontrar alguém.
.

Muito embora eu seja adepto aos contos de fada, terei que os ferir de morte, pois essa ideia nos engessa perante as oportunidades da vida. E sinceramente não acredito que o cupido trabalhe com essa tática. O amor cria alternativas. Não quero esperar porque o amor transcende a espera. É preciso encontrar alguém pra ser companheiro, estar ao lado. Jargões à parte, acredito que uma frase seja a mais falsa denotação da atração humana: "Os opostos se atraem". Puro boato. Nunca conheci um caubói encontrar sua alma gêmea em um show de heavy metal.
.

Pode funcionar com imãs, mas com o ser humano? Tsc, tsc. Necessitamos de afinidade para dar sequência à relação. Guardadas as devidas proporções, não há magnetismo na diferença, excetuando-se a dos sexos. O romance acaba por casar as pessoas naquilo que justamente há identidade de gostos. Porque senão haverá mundos diferentes e o amor não sobreviveria. Para que o amor aconteça devem haver encontros. E são nesses encontros que o amor ascende sua magia.
.

Olhe em volta, veja exemplos. Alguns dos melhores casais que conhecemos passavam boa parte do tempo juntos antes de se relacionarem. Certamente o amor cresceu de uma amizade, afinidade, companheirismo, de todos esses ou de outros elementos. O amor se cultiva, não se encontra pronto. E também costuma nos pregar peças. Aquela amiga mais próxima, aquela que estudou anos comigo, ou então aquele café diário. Ou até mesmo aquele boa tarde seguido de um lindo sorriso. Quem sabe aqueles bons conselhos? Aqueles milhões de favores que peço e ela sempre me atende. Aquelas ligações e mensagens de texto. São todos sinais do amor, é o cupido atualizando seus recursos.
.

O amor não é só paixão ou tampouco atração. Mas não quer dizer que não se manifeste através deles. É preciso o querer se tornar o agir. Mas a permissão para tal sentimentos é dada por um olhar, um toque, um gesto. A a repetição desses atos é quem gera combustível para levarmos o amor em frente.
.

Portanto, procure seu amor em seu mundo. Ou próximo dele. Observe atentamente quem te rodeia. Amigos, colegas, conhecidos, desconhecidos que fazem parte do seu mundo. Porque basta o fato dessa pessoa estar no seu mundo para que possamos simplesmente ser o mundo dela.
.

Se você encontrou, quão felizardo é você! Se não ainda, reflita, repense, rememore, refaça, reviva. Pois quando se menos espera, podemos ser pegos de surpresa por alguém que sempre esteve ao nosso lado e logo adiante pensaremos: -Como nunca me dei conta disso antes?

...






Nenhum comentário:

Postar um comentário