sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dia do Homem

No décimo quinto dia do mês de julho comemoramos o dia do homem. Pois é, muito embora não soe de forma comum, nós homens possuímos um dia para celebrar. Mas qual o o real significado dessa data?

Segundo seus criadores, o dia Internacional do homem tem a finalidade de rememorar as conquistas da humanidade realizadas pelos homens e também alertá-los sobre problemas de saúde e qualidade de vida. No entanto, não se vislumbra uma finalidade comemorativa.

Por qual motivo então, nós homens não comemoramos este dia? A explicação é extremamente clara, senão óbvia por demais. O dia 15 de julho não merece destaque adequado, pois a natureza dos homens não necessita de homenagens de gênero. Não me refiro às homenagens pessoais e sim àquelas homenagens generalizadas. Não por uma questão machista ou algo relacionado, mas simplesmente porque seríamos ínfimos se comparados ao dia Internacional da mulher.

Outro fato atrelado a isso é que utilizamos dessa data apenas para nos divertir com ela. Algo típico masculino. Piadas diversas, comparações toscas, e uma leve "sacanagem" para celebrar essa data da qual nós mesmos não damos relevante notoriedade. Mas é justamente por este motivo que encaramos essa data como uma sátira. Porque nessa busca de razões para celebrar, é preciso fazer o cotejo com nossas versões femininas. E é neste exato momento que somos desvirtuados a homenagear não mais a nós, mas tão somente às que se distinguem e superam os homens em gênero, número e grau.

Consideraremos uma única razão para homenagear os homens: parte de nós deu origem às mulheres. Ah, esse sim seria o motivo ímpar para celebração constante. Porque de nós, nasceu o ser mais belo da humanidade. Ou seria o mais delicado e forte? Ou quem sabe compreensivo e único? Ou então amável e dócil? Ou seria tudo isso e mais ainda? O fato é que, (sim eu estou me gabando) foi de nós que as mulheres foram criadas. Mas apenas uma parte de nós e somente por uma única vez. Pois até nisso elas foram aperfeiçoadas. A partir daí todos os homens restantes da terra descenderam delas.

Sendo assim, não caberiam homenagens a nós a não ser homenagens por méritos pessoais. No mais, somos ofuscados pelo brilho feminino. Pois o valor delas nos supera e ultrapassa anos luz. Pois não somos capazes de viver um dia sequer sem tê-las, mesmo que em pensamentos. Pois todos os homens necessitam de ao menos duas mulheres para sobreviver. Ou não consideramos mães e esposas nossos maiores tesouros? E por isso nossa relevância é minorada em vista dessa data. Afinal de contas, muitos de nós nem possui conhecimento desse dia. Entretanto, não há um homem no globo terrestre que não celebre o dia 08 de março.

Portanto acabamos por desconsiderar nossas comemorações. E aproveitamos o ensejo para homenagear àquelas que são sem sombra de dúvidas nosso maior e essencial presente. Comecei tentando dedicar preitos a nós, homens. Mas me perdi e me rendo a vocês, mulheres, que são a razão do nosso viver.

Por isso, e pra finalizar... Parabéns mulheres! Parabéns pelo dia internacional do homem!

Um comentário: